Geografia - Paisagem, Espaço e Lugar (Prof. Caique)

26/02/2021

 Paisagem, Lugar e Espaço Geográfico

  • Paisagem

A paisagem é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre pode ser considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade, o espaço de uma fazenda ou a área de um bosque. Em razão da abrangência desse termo, ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais.

As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. Em algumas definições, esse conceito também abrange regiões naturais consideradas inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do homem, como uma área de um deserto.

As paisagens culturais - também chamadas de paisagens antrópicas - são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas as edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não naturais sobre o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um campo de produção agrícola.


  • Lugar

Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia a dia, numa interação em que nós influenciamos e transformamos a paisagem e estabelecemos vínculos. Nossa casa, nossa rua, nossa escola, a casa de um amigo, de um parente, o bairro são exemplos de lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que têm importância e significado para nós.

  • Espaço Geográfico

A palavra espaço tem vários significados, entre eles o espaço sideral, dado o conjunto de estrelas, planetas, satélites, cometas etc.

O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana ao longo do tempo. Observe o esquema a baixo.

Cada espaço pode ter diferentes formas ou funções, conforme a atividade principal que nele se desenvolve: lazer, comércio, moradia etc.

Os espaços também podem mudar de formas e funções. Por exemplo, um bairro que no passado tinha função predominantemente industrial pode, anos depois, ser um bairro predominantemente residencial.

A Geografia estuda os espaços ocupados e influenciados pelos seres humanos, ou seja, o espaço geográfico que é construído e reconstruído constantemente pelo trabalho humano e pela natureza.

Exercícios

1. O que é a paisagem para a Geografia?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que é uma paisagem cultural?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. De acordo com o esquema acima apresentado, quais elementos compõem o espaço geográfico?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. A partir de quais fatores o espaço geográfico é construído e reconstruído?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O que é o Lugar?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________