GEOGRAFIA - PROFESSOR CAIQUE - PERÍODO 06/07 A 31/07

07/07/2021

Correção das atividades anteriores sobre: A deriva continental e as placas tectônicas.

1. Vimos no texto que a crosta terrestre é dividida em diversos pedaços que se encaixam como peças de um grande quebra-cabeça. Como chamamos cada peça desse quebra-cabeça?

Placa Tectônica

2. Observe o PLANISFÉRIO: PLACAS TECTÔNICAS (2016) e cite ao menos cinco placas tectônicas.

Placa Sul-Americana; Placa Norte-Americana; Placa do Caribe; Placa de Nazca e Placa do Pacífico;

3. Qual nome da teoria desenvolvida por Alfred Wegener?

Teoria da deriva continental.

4. Segundo a teoria de Alfred Wegener, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos. Qual nome deste único e gigantesco continente?

Pangeia.

5. Complete as frases.

a) Quando a placa tectônica sofre uma ruptura, o material do manto tende a escapar por ela. Se esse material transborda até a superfície na forma de fragmentos de rochas, gases, lavas e cinzas, ocorrem o fenômeno do VULCANISMO.

b) Quando um vulcão está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, como emissão de gás e tremores, dizemos que ele é ATIVO. Vulcão INATIVO ou dormente é aquele que não se encontra em atividade, mas que poderá entrar novamente em erupção (e por isso costuma ser constantemente monitorado).

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 06/07 A 20/07

AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA: LITOSFERA E ATMOSFERA.

A LITOSFERA

A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com seu resfriamento ao longo de milhões de anos, a camada mais superficial se solidificou.

A crosta é constituída de duas partes com diferentes espessuras, constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial, composta de camadas de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas costas, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental.

Esse conjunto das partes sólidas da Terra é formado por diversos tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de minerais, que são explorados pelos seres humanos no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de recursos minerais (como a areia, utilizada na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes etc.). 

A ATMOSFERA

A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com características diferentes das da atmosfera terrestre.

Ao longo da evolução da Terra, a atmosfera passou por modificação que possibilitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres vivos, como cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.

A atmosfera também regula a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente do Sol, mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

Após avanços nos estudos da atmosfera terrestre, os seres humanos passaram a utilizá-la para diferentes finalidades. O desenvolvimento dos sistemas de comunicação e de transporte aéreo ocorreu graças ao conhecimento detalhado da atmosfera. Além disso, a realização de algumas atividades esportivas e de lazer depende de condições atmosféricas apropriadas.

A estrutura da atmosfera

A atmosfera pode ser dividida em camadas de acordo com suas características. À medida que se distanciam da superfície do planeta, as concentrações e características de gases, vapor-d 'agua e partículas das camadas da atmosfera variam. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar (ar com baixa concentração de gases e menor pressão atmosférica), o que, para os seres vivos, torna a respiração mais difícil. 

A camada atmosférica mais próxima da superfície terrestre é chamada troposfera, onde há condições ideais ao desenvolvimento dos seres vivos. Nessa camada ocorrem os principais fenômenos meteorológicos.

Acima da troposfera, encontra-se a estratosfera. A partir dessa camada, a quantidade de gases que permitem a respiração dos seres vivos torna-se menor.

A mesosfera é uma camada muito fria, uma vez que não possui nuvens nem gases capazes de absorver o calor do Sol.

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000° C. Nela, foram colocadas em órbita estações espaciais, onde se realizam pesquisas científicas, e também os satélites artificiais, responsáveis pela coleta de dados da superfície terrestre e pela transmissão de sinais de comunicação.

A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral. 


Atividades do livro pedagógico (sala de aula invertida)

Em nossa próxima aula vamos estudar a Biosfera e a Hidrosfera. Em seguida iniciaremos os estudos sobre as ilhas e os continentes de nosso planeta.

Enquanto isso, vamos estudar o capítulo 06 do livro didático e responder as questões da página 82. Copiem apenas as perguntas no caderno e respondam.

Recurso pedagógico

Segue um pequeno vídeo com explicações a respeito do conteúdo:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=olJI7cocbco

Agora é sua vez, vamos praticar o que aprendemos.

Exercícios

1. Explique o que é a Litosfera.

2. Quais são as duas partes que constituem a crosta terrestre e quais suas características?

3. Explique o que é a atmosfera.

4. Quais são as camadas da atmosfera?

5. Qual camada da atmosfera existe condições ideias para o desenvolvimento dos seres vivos?

6. Em qual camada da atmosfera se encontram as estações espaciais, os ônibus espaciais e os satélites de comunicação? Observe a imagem da página anterior.