História-Prof. Itamar (01 a 15-04-2021)

01/04/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos para mais uma semana de atividades, vamos estudar conteúdos de 7ª série. Ok?

Vamos começar com Proclamação de Cromwell e a Revolução Gloriosa. Já ouviu falar sobre esse assunto?

Gabarito da atividade semana 15 a 31-03-2021

Questão n º 1-(F-V-F-V)

Questão nº 2- A

Questão nº 3-Centralização de Poder e Comércio de especiarias.

Questão nº 4-(Tratado-1894- 370 léguas- Portugal- Linha imaginária- América- Leste- Espanha- Leste)

Questão nº5-E

Questão nº 6-B

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                        I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 7º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                      01 a 15-04-2021 / ATIVIDADE Nº 3

Tema:  REPÚBLICA DE CROMWELL E REVOLUÇÃO GLORIOSA

República de Cromwell

Oliver Cromwell, membro da pequena nobreza e puritano, comandou o exército do grupo dos parlamentares e venceu a guerra. Após a vitória dos parlamentares, o rei Carlos I foi preso, julgado pelo Parlamento e condenado à morte. A república foi proclamada e Cromwell assumiu o governo da Inglaterra em 1649. Durante seu governo, a economia inglesa foi impulsionada pela aprovação dos Atos de Navegação. Com essa lei, as mercadorias negociadas com a Inglaterra só poderiam ser transportadas em navios ingleses ou nos navios dos países que haviam produzido as mercadorias. Essa medida fortaleceu a marinha mercante da Inglaterra, fazendo com que esse país se tornasse a maior potência naval do mundo.

No campo político, Cromwell se tornou um governante autoritário e enfrentou com violência os movimentos de oposição a seu governo. Em 1653, dissolveu o Parlamento, estabeleceu uma ditadura hereditária e assumiu o título de "lorde protetor da Inglaterra". Após a morte de Cromwell, em 1658, seu filho e herdeiro, Ricardo, assumiu o governo, mas teve dificuldade de manter a estabilidade política e administrativa do Estado inglês. Assim, iniciou-se uma nova disputa pelo poder. A burguesia, temendo uma nova guerra civil que colocasse em perigo os avanços econômicos conquistados, apoiou a restauração da monarquia em 1660.

Restauração da monarquia

O novo Parlamento, apoiado por tropas escocesas, houve por bem restaurar a monarquia, chamando Carlos 2º, o filho do rei decapitado, para assumir o trono da Inglaterra, Escócia e Irlanda. A proximidade deste com o rei da França Luís 14 - o protótipo do absolutismo - tornou-o suspeito ao Parlamento, que se dividiu em dois partidos: os liberais pró-Parlamento ("whigs") e os conservadores ("tories"), pró-rei. Seu reinado, a partir de 1660, durou 25 anos. Foi sucedido em 1685 por seu irmão Jaime 2º, que procurou restabelecer o absolutismo e o catolicismo na Inglaterra.

A DECLARAÇÃO DE DIREITOS

A Declaração de Direitos, ou Bill of Rights, foi um conjunto de leis formulado na Inglaterra em 1689, após a deposição do rei Jaime II pela Revolução Gloriosa. A Declaração reduziu o poder do rei, estabelecendo a monarquia parlamentar em lugar da monarquia absolutista. Como você deve saber, a monarquia absolutista era baseada no poder absoluto do rei e justificada pelo direito divino.

Leia, a seguir, alguns trechos da Declaração de Direitos:

[...] E portanto os ditos lordes espirituais e temporais, e os comuns [...], estando agora reunidos como plenos e livres representantes desta nação [...], declaram [...] para reivindicar e garantir seus antigos direitos e liberdades:

1. Que é ilegal o pretendido poder de suspender leis, ou a execução de leis, pela

autoridade real, sem o consentimento do Parlamento. [...]

4. Que é ilegal a arrecadação de dinheiro para uso da Coroa, sob pretexto de

prerrogativa, sem autorização do Parlamento, por um período de tempo maior, ou

de maneira diferente daquela como é feita ou outorgada. [...]

6. Que levantar e manter um exército permanente dentro do reino em tempo de

paz é contra a lei, salvo com permissão do Parlamento. [...]

8. Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento.

9. Que a liberdade de expressão e debates ou procedimentos no Parlamento

não devem ser impedidos ou questionados por qualquer tribunal ou local fora do Parlamento. [...]

13. E que os Parlamentos devem reunir-se com frequência para reparar todos os agravos, e para corrigir, reforçar e preservar as leis.

A DECLARAÇÃO Inglesa de Direitos - 1689. In: ISHAY, Micheline R. (Org.).

Direitos Humanos: uma antologia. São Paulo: Edusp, 2006. p. 171-173.

Revolução Gloriosa

A Revolução Gloriosa ocorreu na Inglaterra em 1688.

Foi um movimento impulsionado pelo Parlamento e o príncipe Guilherme de Orange contra a proteção do rei Jaime II à religião católica. A Revolução Gloriosa é considerada o fim da Revolução Puritana.

Os ingleses viviam um período de descontentamento. Desde a ascensão ao trono de Jaime II, em 1685, a Inglaterra passou a ser governada por um rei católico que defendia o absolutismo. O problema é que o anglicanismo e outras variações da religião protestante já estavam consolidadas na Inglaterra. O rei Jaime II valorizava o catolicismo em detrimento do protestantismo, pois o considerava uma religião falsa. Assim, numa posição privilegiada, disponibilizou cargos do reino, bem como da Universidade de Oxford, para homens católicos. Os católicos começaram a ameaçar os protestantes, os quais receavam que a sua crença fosse perseguida. Igualmente, aqueles que haviam adquirido propriedades pertencentes à Igreja Católica temiam perdê-las, caso o catolicismo fosse restaurado.

EXERCÍCIO

Exercício

1 Após a leitura dos trechos da Declaração de Direitos, identifique:

a) Em que período da história da Inglaterra ela foi escrita?

_____________________________________________________________________

b) Qual era o objetivo principal da Declaração? Justifique sua resposta, utilizando trechos

do documento.

_____________________________________________________________________

2-É correto dizer, que o governo de Cromwell adotou doutrinas mercantilistas para fortalecer o comercio inglês? Justifique.

_________________________________________________________________________

3-É o governo puritano de Cromwell que realiza um ataque frontal aos interesses holandeses no Atlântico. Tal medida foi denominada:

a) Commonwealth.

b) Ato de Navegação.

c) Declaração de Direitos.

d) Petição de Direitos.

e) Acordo de Comércio entre as Nações

4-Por que os ingleses estavam vivendo um período de descontentamento, e o que eles fizeram para resolver determinado problema?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________