História- Prof. Itamar (01 a 15-04-2021)

01/04/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, essa semana iremos estudar Expansão Marítima. Ok?

Gabarito da atividade semana 15 a 31-03-2021

Questão nº  1-D

Questão nº 2-B

Questão nº 3-E

Questão nº 4-C

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                       I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 6º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                      01 a 15-04-2021 / ATIVIDADE Nº 3

Nosso tema será: Expansão Marítima

Expansão Marítima

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava. Estas viagens deram início ao processo da Revolução Comercial, ao encontro de culturas diferentes e da exploração do novo mundo, possibilitando a interligação dos continentes.

As primeiras grandes navegações permitiram a superação das barreiras comerciais da Idade Média, o desenvolvimento da economia mercantil e o fortalecimento da burguesia.

A necessidade do europeu lançar-se ao mar resultou de uma série de fatores sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. A Europa saía da crise do século XIV e as monarquias nacionais eram levadas a novos desafios que resultariam na expansão para outros territórios.

Veja no mapa abaixo as rotas empreendias em direção ao Ocidente pelos navegadores e o ano das viagens:

As navegações portuguesas na África foram denominadas Périplo Africano

Com tecnologia desenvolvida e a necessidade econômica de explorar o Oceano, os portugueses ainda somaram a vontade de levar a fé católica para outros povos.

As condições políticas eram bastante favoráveis. Portugal foi a primeira nação a criar um Estado-Nacional associado aos interesses mercantis através da Revolução de Avis. Em paz, enquanto outras nações guerreavam, houve uma coordenação central para as estimular e organizar as incursões marítimas. Estas seriam essenciais para suprir a falta de mão de obra, de produtos agrícolas e metais preciosos.

O primeiro sucesso português nos mares foi a Conquista de Ceuta, em 1415. Sob o pretexto de conquista religiosa contra os muçulmanos, os portugueses dominaram o porto que era o destino de várias expedições comerciais árabes. Assim, Portugal estabeleceu-se na África, mas não foi possível interceptar as caravanas carregadas de escravos, ouro, pimenta, marfim, que paravam em Ceuta. Os árabes procuraram outras rotas e os portugueses foram obrigados a procurar novos caminhos para obter as mercadorias que tanto aspiravam.

Na tentativa de chegar à Índia, os navegadores portugueses foram contornando a África e se estabelecendo na costa deste continente. Criaram feitorias, fortes, portos e pontos para negociação com os nativos.

A essas incursões deu-se o nome de périplo africano e tinham o objetivo de obter lucro através do comércio. Não havia o interesse em colonizar ou organizar a produção de algum produto nos locais explorados. Em 1431, os navegadores portugueses chegavam às ilhas dos Açores, e mais tarde, ocupariam a Madeira e Cabo Verde. O Cabo do Bojador foi atingido em 1434, numa expedição comandada por Gil Eanes. O comércio de escravos africanos já era uma realidade em 1460, com retirada de pessoas do Senegal até Serra Leoa.

EXERCÍCIO

1-A imagem abaixo representa uma das lendas e mitos que habitavam o imaginário dos europeus.

a) O que a imagem está retratando?

b) Você conhece outras lendas ou mitos sobre o Oceano Atlântico que habitavam o imaginário europeu nesse período? Quais?

2-Coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a. (    ) O primeiro país a iniciar as grandes navegações foi a Inglaterra.

b. (    ) Os portugueses precisavam descobrir um novo caminho para chegar até as índias.

c. (    ) O astrolábio e a bússola ajudaram nas navegações a longa distância.

d. (    ) O único motivo para iniciar as grandes navegações foi a falta de metais preciosos em Portugal.

3-Que fatores levaram portugueses e espanhóis a serem pioneiros nas expedições ultramarinas europeias?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________