História- Prof. Itamar (07-06 a 20-06-2021)

07/06/2021

Olá gente! tudo bem? estamos no II Bimestre/ 2021. Logo estaremos justos novamente ok? O nosso tema será: Grécia Antiga 

GABARITO DA ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 20-05 A 07 -06-2021


1-Existem defensores da hipótese do homem ter chegado à América em pequenas embarcações, navegando pelo Oceano Pacífico. Partindo dessa ideia, assinale a alternativa que corresponderia ao local de partida desses grupos humanos para o Oceano Pacífico, chegando à América do Sul.

(A) Partiram da Ásia e do Estreito de Bering.


2-Leia atentamente estas informações e, depois, complete as lacunas com os séculos ou o ano.

(A) Em 1315, no século     XIV,    por ordns do Rei Edward II da Inglaterra, os cidadãos não poderiam mais jogar futebol. E, em 1572, no século     XV, a rainha Elizabeth I da Inglaterra promulgou leis que podiam sentenciar qualquer pessoa que estivesse jogando bola a ir para a cadeia ou passar uma semana seguida de penitência em uma igreja por causa da violência do futebol.

(B) A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha, em 1413, no século     XV. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, no século XX.


3-Julgue as seguintes afirmativas, referentes ao estudo da História em verdadeiras (V) ou falsas (F).

 V ( A ) A História é a ciência, produzida pelos historiadores, que estuda as sociedades através do tempo.

V ( B ) A História estuda o passado e facilita a compreensão do presente. Conhecemos, por exemplo, as origens dos problemas atuais.

F ( C ) A História é construída somente a partir dos feitos de grandes heróis, reis e homens considerados poderosos e importantes.

F ( D ) A História é a ciência que estuda as informações do passado, sem relacioná-las com o presente.


EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                               II- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: __________________________________________ 5º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                              Período:07 a 20-06-2021

HABILIDADES:  a) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental:

b) Entender os impactos sobre outras sociedades e culturas.

                                                                               GRÉCIA ANTIGA


Política- No Período Clássico, os gregos procuraram cultivar a beleza e a virtude desenvolvendo as artes da música, pintura, arquitetura, escultura, etc.

Com isso, acreditavam que os cidadãos seriam capazes de contribuir para o bem-comum. Estava lançada, assim, a democracia. A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.

Sociedade- Cada polis tinha sua própria organização social e algumas, como Atenas, admitiam a escravidão, por dívida ou guerras. Por sua vez, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos estatais, que pertenciam ao governo espartano. Ambas as cidades tinham uma oligarquia rural que os governava.

Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis.

Economia- A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas. Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo. A isto somavam-se à criação de animais de pequeno porte. O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda "dracma". Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo.

Religião-A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.As histórias dos deuses serviam de ensinamento moral à sociedade, e também para justificar atos de guerra e de paz. Os deuses também interferiam na vida cotidiana e, praticamente, havia uma deidade para cada função.

Se um grego tivesse uma dúvida em relação a qual atitude tomar, poderia consultar o oráculo de Delfos. Ali, uma pitonisa entraria em transe a fim de tomar contato com os deuses e responderia à questão. Como essa era dada de forma enigmática, um sacerdote se encarregaria de interpretá-la ao cliente.

Exercício de fixação

Questão 1-Na Grécia Antiga, as principais cidades- estado foram

a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta

Questão 2 -Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.

a) Ática
b) democracia
c) ditadura
d) monarquia

Questão 3-Sobre a pólis grega é correto afirmar

a) Representavam as cidades- estado da Grécia Antiga.

b) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes.

c) O termo "polis" em grego significa "sociedade".

d) Suas organizações sociais eram iguais para todas.

Questão 4-Assiste ao vídeo no link (https://youtu.be/K6zaPDNAhqM) depois responda a questão abaixo.

a) Qual dos deuses gregos era considerado deus do sol, das artes e da justiça?

b) É certo dizer, que os deuses gregos sentiam sentimentos semelhantes ao dos humanos? Justifique.