História--Prof. Itamar (15-03-2021)
Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, como havia prometido, será uma semana de revisão. Ok?
Gabarito da atividade nº 1-
AS QUESTÕES DE 1 A 5 SÃO DE RESPOSTAS PESSOAIS, PORTANTO NÃO TEM CERTO OU ERRADO.
EMEF "DARCY RIBEIRO" I- BIMESTRE /História
Aluno: __________________________________ 8º Série/2021
Prof.
Itamar Dias 15-03-2021 / ATIVIDADE Nº 2
SEJAM BEM VINDOS!
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.
O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX. Produzir mercadorias ficou mais barato e acessível, porém trouxe a desorganização da vida rural e estragos ao meio-ambiente.
Chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril. O advento da produção em larga escala mecanizada deu início às transformações dos países da Europa e da América do Norte. Estas nações se transformaram em predominantemente industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.
Causas da Revolução Industrial
A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Isto permitiu a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.
A burguesia europeia, fortalecida e enriquecida, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria.
Logo verificou-se que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.
ILUMINISMO
O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.
A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade. As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes",
Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano. Através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e perfectibilidade humana. Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas. Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.
Desta maneira, filósofos como Diderot e D'Alembert buscaram reunir todo o conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a Enciclopédia (1751-1780). A publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau. Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara. Esta ocasião também é chamada de "Grito de Independência", pois Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava. No dia 1º de dezembro do mesmo, D. Pedro foi coroado imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I.
Proclamação da Independência, de François-René Moreaux (1844)
Causas da Independência do Brasil
Foram várias as causas da Independência do Brasil.
Podemos destacar o desentendimento entre os deputados portugueses e brasileiros nas Cortes de Lisboa, a vontade da elite econômica brasileira em acabar com o monopólio comercial português e as ideias iluministas a respeito da liberdade dos povos.
Processo de Independência do Brasil
O processo de independência do Brasil também é distinto das demais colônias da América, porque aqui, a Família Real Portuguesa ficou instalada de 1808 a 1820, tornando a luta diferente dos demais territórios.
BRASIL IMPERIAL
O Brasil Império compreende o período de 1822 a 1889 quando o país foi governado por uma monarquia constitucional. Esta época teve início com a aclamação do Imperador D. Pedro I, em 1822, e se prolongou até a Proclamação da República, em 1889.
EXERCÍCIO
1-O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.
Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha
2-Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser humano nascia bom, mas a sociedade era responsável por torná-lo mal?
R________________________________________________________________________
3-Observe a imagem abaixo:

a- Que fato histórico a imagem está retratando?
b-Que ano o fato ocorreu?
c-O que mudou na História do Brasil?
4-"Nenhuma cultura, nenhuma gente, nenhum povo depois do português, exerceu maior influência na cultura brasileira do que o negro. Quase todo brasileiro traz a marca dessa influência. Da negra que o embalou e lhe deu de mamar. Da sinhama que lhe deu de comer, ela própria fazendo com os dedos o bolão de comida" Fonte: FREYRE, G. Casa-grande & senzala em quadrinhos. São Paulo: Global, 2009. P. 35. à O texto e a imagem anterior A) demonstram a influência dos índios sobre a cultura do Brasil. B) explicam a eliminação da cultura dos africanos no Brasil. C) mostram a influência da cultura negra sobre o Brasil. D) tratam da influência da cultura européia sobre a dos negros.

O texto e a imagem anterior
A) demonstram a influência dos índios sobre a cultura do Brasil.
B) explicam a eliminação da cultura dos africanos no Brasil.
C) mostram a influência da cultura negra sobre o Brasil.
D) tratam da influência da cultura europeia sobre a dos negros