História-Prof.Itamar (15-03-2021)

15/03/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, como havia prometido, será uma semana de revisão. Ok?

Gabarito da atividade nº 1-

AS QUESTÕES DE 1 A 5 SÃO DE RESPOSTAS PESSOAIS, PORTANTO NÃO TEM CERTO OU ERRADO.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                            I- BIMESTRE /História-EJA

Aluno: __________________________________               7º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                         15-03-2021 ATIVIDADE Nº 2

SEJAM BEM VINDOS!

Temáticas abordadas


  • Renascimento Cultural
  • Expansão Marítima;
  • Processo de colonização da América (Astecas; Maias e Incas);
  • Colonização do Brasil: economia açucareira; Escravidão.

Conteúdos:

RENASCIMENTO

Características do Renascimento

Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo. No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo.

Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática. Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.

A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.

Expansão Marítima: As Grandes Navegações

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época. Deste modo, os europeus também queriam expandir a fé cristã às novas terras.

Processo de Descobrimento do Brasil

O "Descobrimento" do Brasil aconteceu em 22 de abril de 1500, momento em que os portugueses chegaram nas terras que hoje pertencem ao Brasil.

Esse evento, que marcou a história do nosso país, foi fruto do esforço intelectual e de várias expedições marítimas realizadas pelos navegadores portugueses. Cada vez mais a expressão "descobrimento" está sendo questionada pelos estudiosos por não descrever com exatidão este fato histórico. Isso porque "descobrimento" é um termo eurocêntrico, uma vez que significa não haver habitantes nas terras encontradas pelos portugueses. Desse modo, a expressão "Chegada dos Portugueses ao Brasil" seria mais precisa, pois reconhece a existência de povos autóctones nestas terras.

EXERCÍCIOS

Questão 1-Em 1500, os portugueses chegaram nas terras que hoje correspondem ao Brasil. Sobre esse período, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:

a-(    ) I. Os portugueses chegaram no Brasil em 18 de abril de 1500.
b-(    )II. O período chamado de colonial compreende os anos de 1500 a 1822.
c-(    )III. Os portugueses vieram ao Brasil junto aos espanhóis para conquistar as terras.
d-(    ) IV. Os principais grupos étnicos no Brasil colônia eram: brancos, negros e índios.

Questão 2-No período pré-colonial a atividade econômica que teve maior destaque foi:

a-(    ) pau-brasil         b-(     ) mineração c-(    ) cana-de-açúcar d-(    ) café


Questão 3-Leia o texto adiante sobre a expansão comercial e marítima portuguesa e, com base nele, responda às questões a seguir. Em 1498, o português Vasco da Gama consegue chegar a Calicute, nas Índias, contornando o Cabo da Boa Esperança. Em seguida, as frotas portuguesas procuraram estabelecer um maior controle do oceano Índico. À medida que as rotas de navegação se consolidam, Portugal centraliza o comércio das especiarias alterando o papel a ser desempenhado pelas cidades de Gênova e Veneza. THEODORO, J. "Descobrimentos e Renascimento". São Paulo: Contexto, 1991. p. 20.

a)-Mencione duas razões que explicam o pioneirismo português nas navegações e descobrimentos dos séculos XV e XVI.

R________________________________________________________________________

Questão 4-Copie o parágrafo a seguir acrescentando, no local correto, as palavras em negrito.

Portugal - leste - Tratado - América - 1494 - Tordesilhas - Espanha - linha imaginária - 370 léguas

"O ______________ de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de ______, na vila espanhola de ___________. Os protagonistas foram _________ e Espanha, que delimitaram, através de uma __________, as posses portuguesa e espanhola no território da _________ do Sul, chamado de "Novo Continente". Essa linha imaginária passava a ________ de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a _______ e a ________, Portugal".

Questão 5- Qual das alternativas abaixo não apresenta uma característica do Renascimento?

a) caráter anticlerical e antiescolástico

b) humanismo

c) antropocentrismo

d) individualismo

e) teocentrismo

Questão 6-O Renascimento contou com a participação de mecenas que financiavam obras de grandes artistas da época. Além disso, recebeu forte influência cultural dos:

a) fenícios.

b) gregos.

c) egípcios.

d) judeus.

e) sumérios.