História- Prof. Itamar (15-03-2021)

15/03/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, como havia prometido, será uma semana de revisão. Ok?

Gabarito da atividade nº 1-

AS QUESTÕES DE 1 A 5 SÃO DE RESPOSTAS PESSOAIS, PORTANTO NÃO TEM CERTO OU ERRADO.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                      I- BIMESTRE /História-EJA

Aluno: __________________________________                        6º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                 15-03-2021  ATIVIDADE Nº 2

SEJAM BEM VINDOS!

Temáticas abordadas

História;

Pré-História;

Grécia.

HISTÓRIA

O QUE É HISTÓRIA O historiador busca conhecer o passado e interpretá-lo de várias formas, por isso ele não é o "dono da verdade". Afinal, que é a verdade? Existiria somente uma única verdade? A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente, ou como defende o grande historiador Marc Bloch, a "ciência dos homens no tempo". Fazer perguntas sobre a vida humana e buscar respostas para elas é o trabalho do historiador. Essas perguntas fazem parte da investigação histórica. O historiador, que vive no presente, olha para o passado, colhe informações importantes para a sua análise e, depois, interpreta essas informações com os conhecimentos e os valores que possui. Por isso, pode se dizer que a História é a ciência que estuda o passado e também o presente, bem como a relação entre um e outro. O historiador só pode afirmar algo se tiver como prová-lo. Para isso, ele utiliza-se de todos os vestígios (sinais) da passagem dos seres humanos pela Terra: restos de suas moradias, de sua alimentação, seus instrumentos de trabalho, seus enfeites esculturas, armas, pinturas, canções, festas, cartas, jornais, revistas, certidões, leis, fotografias, filmes, fitas cassetes, etc. Esses vestígios quando estudados pelo historiador são chamados fontes históricas.

Pré-história Brasileira

Chama-se pré-história brasileira ou período pré-cabralino, o momento para a história do Brasil antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral, em 1500.

Esta visão, no entanto, está mudando, pois, vários povos habitavam este território antes da colonização portuguesa.

Primeiros Humanos no Brasil

A presença humana no território hoje ocupado pelo Brasil, data de 12 mil anos, conforme evidências arqueológicas. Ao menos duas diferentes rotas migratórias contribuíram para o deslocamento na América pré-colombiana (antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492).

Os primeiros humanos surgiram na África há 3,2 milhões de anos. Assim, é correto afirmar que os seres humanos vieram daquele continente através de ondas migratórias. A corrente mais aceita é a migração através da passagem do Estreito de Bering em diferentes períodos. Desta maneira, os seres humanos chegaram ao Alasca e, de lá, partiram ao restante do continente. Outra rota de deslocamento seria a do Pacífico. Como a altura do mar era mais baixa e havia mais ilhas ao longo do oceano, os seres humanos puderam vir navegando à Patagônia e à região que hoje corresponde ao Brasil.

GRÉCIA

Democracia Ateniense

A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.

O termo "Democracia" é formado pelo radical grego "demo" (povo) e de "kratia" (poder), que significa "poder do povo".

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual

A democracia ateniense foi um modelo político que fora copiado por várias sociedades antigas, e que influencia até hoje o conceito de democracia no mundo. No entanto, a democracia atual é um modelo mais avançado e moderno da democracia ateniense, em que todos os cidadãos (maiores de 16 ou 18 anos), inclusive mulheres, podem votar e aceder a cargos públicos, sem que seja excludente e limitada. Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

Exercício

Fundamentado em seus conhecimentos, responda as questões abaixo.

1-História é a ciência que:

a) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;

b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;

c) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;

d) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.

e) estuda os acontecimentos do futuro para entender o presente

2-Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.

a) ática
b) democracia
c) ditadura
d) monarquia
e) talassocracia

3-Observe a imagem abaixo:

A imagem exposta acima é considerada:

a) Fontes escritas

b) Fontes visuais

c) Fontes materiais

d) Fontes orais

e) iconográfica

4-) Escreva em algarismos romanos os séculos seguintes e depois marque a alternativa com a ordem correta:

15 - ______

18 - ______

20 -______

7 - ______

14 - _____

a) Séculos XV, XVII, XX, XII e IV.

b) Séculos XVI, XX, XVI, VII e VII.

c) Séculos XV, XVIII, XX, VII e XIV.

d) Séculos XIV, XIX, VIII, III e I.

e) Séculos XVII, XVII, VIII, XIII e IV.