História- Prof. Itamar (15 a 31-03-2021)

15/03/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, como havia prometido, será uma semana de revisão. Ok?

Gabarito da atividade nº 1-

AS QUESTÕES DE 1 A 5 SÃO DE RESPOSTAS PESSOAIS, PORTANTO NÃO TEM CERTO OU ERRADO.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                             I- BIMESTRE /História-EJA

Aluno: __________________________________               5º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                         15-03-2021 ATIVIDADE Nº 2

                                                                   SEJAM BEM VINDOS!

Conteúdo: Cultura brasileira

Cultura Brasileira

Cultura e seu conceito: Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Cultura de massa

A cultura de massa é diferente da cultura popular e da cultura erudita, mas pode mesclar elementos de ambas. A cultura de massa não é uma manifestação cultural autêntica criada por um povo ou por uma elite intelectual, mas é um produto da indústria cultural,que visa a atender as normas do mercado e fazer da cultura e da arte um negócio lucrativo, produzindo e vendendo elementos culturais como se fossem objetos que as pessoas desejam comprar.

O principal eixo produtor e disseminador dos padrões culturais massificados hoje é os Estados Unidos, que importa os seus produtos culturais para vários países globalizados, que assimilam aqueles produtos como uma cultura autêntica.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

O indivíduo branco, que participou da formação da cultura brasileira, fazia parte de vários grupos que chegaram ao país durante a época colonial. Além dos portugueses, vieram os espanhóis, de 1580 a 1640, durante a União Ibérica (período o qual Portugal ficou sob o domínio da Espanha).

Durante a ocupação holandesa no nordeste, de 1630 a 1654, vieram flamengos ou holandeses, que ficaram no país, mesmo depois da retomada da área pelos portugueses. Na colônia, aportaram ainda os franceses, ingleses e italianos. Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história.

Foram eles, os colonizadores, os responsáveis pela formação inicial da população brasileira. Isso decorreu do processo de miscigenação com índios e negros africanos, de 1500 a 1808. Durante três séculos, os portugueses eram os únicos europeus que podiam entrar livremente no Brasil.

Exercício

1-Cultura é o conjunto de todas as formas de vida e expressões de uma determinada sociedade. A _____________ é a principal característica da identidade cultural de um povo. A lacuna deve ser preenchida com um dos vocábulos a seguir.

a) alimentação

b) música

c) roupa

d) dança

e) língua

2-Fundamentado em seus conhecimentos. Responda:

a)-Os africanos trazidos ao Brasil vieram todos de uma única região da África?

R________________________________________________________________________

b Os escravos eram tratados de maneira digna e recebiam salário por seu trabalho?

R________________________________________________________________________

c) Os quilombos ficavam nos grandes centros urbanos e abrigavam tanto brancos quanto escravos fugidos.

R________________________________________________________________________

3- Observe a imagem abaixo:

É correto afirmar que a figura ilustra:

a) o processo de imigração dos sírios para o Brasil.

b) a vinda de escravos para a lavoura de cana-de--açúcar.

c) imigrantes italianos contratados para trabalhar nas lavouras brasileiras.

d) a importância da imigração de brasileiros para a Itália.

e) a chegada de homens para trabalhar em vinícolas brasileiras.