História- Prof.Itamar (15 a 30-04-2021). Tema: Revolução Industrial

16/04/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos para mais uma semana de atividades. Nosso tema será: Revolução Industrial

Gabarito da atividade semana 01 a 15-04-2021

Questão n º 1-

a) No período da história Moderna;

b) Tinha por objetivo limitar o poder do monarca, visto que era comum estes adotarem uma política absolutista. Vejamos, Que é ilegal o pretendido poder de suspender leis, ou a execução de leis, pela autoridade real, sem o consentimento do Parlamento.

Questão nº 2- Sim, visto que medidas protecionistas são ações interventoras do Estado na importação de produtos, visando ajudar as empresas nacionais a vencerem concorrentes de outros países.

Questão nº 3-B

Questão nº 4-

Os ingleses viviam um período de descontentamento,desde a ascensão ao trono de Jaime II, em 1685, a Inglaterra passou a ser governada por um rei católico que defendia o absolutismo, para por fim a esse problema, foi instaurada a Revolução Gloriosa, que pôs fim a monarquia absolutista.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                        I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 7º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                      Período: 15 a 30-04-2021

Habilidades:

a) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

b) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Mudanças na Inglaterra Liberal

Na Inglaterra, além das grandes propriedades senhoriais e das terras voltadas à produção para o mercado, havia as terras comuns, utilizadas de forma coletiva. Ao longo do século XVI, essas terras passaram a ser cercadas por iniciativa de particulares, que pretendiam vendê-las ou utilizá-las para criar ovelhas e fornecer uma das principais matérias-primas da indústria têxtil: a lã.

Propriedades desse tipo espalharam-se por todo o território da Inglaterra. No começo do século XVIII, o Parlamento criou uma série de medidas para regulamentar o cercamento das terras comuns, acelerando a política de cercamentos. A maior parte dos camponeses foi expulsa de suas terras e teve de enfrentar o desemprego e a falta de moradia e alimentação. Muitos se deslocaram para as cidades, em busca de condições de sobrevivência, originando um amplo contingente de mão de obra barata.

A modernização da agricultura

A política de cercamentos resultou na modernização da agricultura inglesa. A introdução do sistema trienal de cultivo (o chamado sistema de três campos), que alternava o cultivo de cereais, tubérculos e gramíneas, possibilitou a disponibilidade de mais alimentos para as ovelhas, que ao mesmo tempo forneciam adubo natural e ajudavam a manter a fertilidade do solo.

Outras inovações do período foram o confinamento do gado e a aração profunda, que permitiram, respectivamente, o aumento do peso dos animais e o melhor preparo da terra para o cultivo. No entanto, o custo dessas inovações era elevado e apenas os ricos proprietários puderam introduzi-las em suas terras. Com as mudanças ocorridas nos campos ingleses, houve

o aumento da produção agrícola, o que era necessário para alimentar uma população em constante crescimento, sobretudo nas cidades. Entretanto, muitos camponeses, sem condições de competir com a agricultura moderna das propriedades vizinhas, migraram para as cidades, originando uma força de trabalho numerosa e barata para as fábricas que começavam a surgir.

Abundância de carvão e ferro

Outro fator que permitiu aos ingleses que mecanizassem a produção têxtil foi a facilidade de obter fontes de energia e matérias-primas básicas para o funcionamento das máquinas, como carvão mineral e ferro.

Até o século XVIII, os ingleses usavam o carvão vegetal, produzido a partir da queima da madeira, para aquecer os fornos no processo de obtenção do ferro. Porém, as temperaturas atingidas por meio dessa técnica não eram suficientes para a produção de ferro de boa qualidade. A partir de 1780, os ingleses passaram a utilizar o carvão mineral, que pode ser encontrado na superfície terrestre e tem poder calorífico superior ao do carvão vegetal. Com a descoberta dessa nova técnica, a fabricação de ferro triplicou na Inglaterra.

Exercício

1- Assiste ao vídeo do link

(https://youtu.be/qpxaj1XEPko), após responda as questões propostas.

2-Por que a política de cercamentos foi importante para a modernização da agricultura inglesa?

R_______________________________________________________________________________________________________________________________

3-Como a relação entre o campo e a cidade se estabeleceu nesse período? Explique.

R______________________________________________________________________________________________________________________________

4- O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha