História- Prof. Itamar (15 a 30-04/2021

16/04/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, essa semana iremos estuda Renascimento Cultural

Gabarito da atividade semana 01 a 15-04-2021

Questão nº 1-

a) Retrata uma terra plana e um abismo sem fim. (resposta pessoal)

b) Resposta Pessoal

Questão nº 2-F-V-V-F

Questão n° 3-

Os principais fatores foram: Monarquia consolidada; Unificação territorial assegurada; Investimento na aquisição de conhecimento náutico; Interesse em expansão comercial; Investimentos genoveses; Localização geográfica.


EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                         I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________  6º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                       Período: 15 a 30-04/2021

Habilidades:

Destacar as característica do Renascimento e conhecer seus principais artistas;

Identificar as principais características dos Humanismos.



RENASCIMENTO CULTURAL

Além disso, o renascimento lançou mão de um conjunto de regras matemáticas de desenhos chamada técnica da perspectiva que permitia reproduzir o aspecto real dos objetos em estruturas planas. O renascimento foi essencial para o abandono das ideias da Idade Média, no entanto, não deve ser considerado como uma ruptura radical entre a Era Medieval e a Modernidade.

Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras. O movimento representou uma das principais mudanças de mentalidade na história da humanidade, caracterizando-se pelas transformações de ideias em relação aos pensamentos expressos na Idade Média.

O renascimento surgiu em uma época de importantes transformações no modo de enxergar o mundo, atingindo o seu auge no século XVI. A visão teocêntrica que enxergava Deus como centro do universo estava dando lugar ao pensamento antropocêntrico, que percebia o homem como figura central do universo. Também conhecido como renascença ou renascentismo, o movimento foi caracterizado por estabelecer princípios, métodos e formas artísticas com características da arte clássica da cultura greco-romana.

Além disso, o renascimento lançou mão de um conjunto de regras matemáticas de desenhos chamada técnica da perspectiva que permitia reproduzir o aspecto real dos objetos em estruturas planas. O renascimento foi essencial para o abandono das ideias da Idade Média, no entanto, não deve ser considerado como uma ruptura radical entre a Era Medieval e a Modernidade.

Homem virtuviano, umas das obras mais conhecidas do Renascimento, de autoria de Leonardo Da Vincci.

Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, individualismo. Essas são algumas características do renascimento. Durante toda a Idade Média, Deus era tido como o centro do universo. A partir do renascimento, surgiu o antropocentrismo que se opunha ao modelo teocêntrico, defendendo a ideia do homem como centro do universo.

Nesse período, diversos aspectos do ser humano foram valorizados e o homem passou a ter uma posição de destaque. Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Essa ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.

Exercício

1) O que foi o Renascimento?

2)Explique as características do Humanismo.

3. Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?

A - Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.

B - Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.

C - Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.

D - Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.

4)Assiste ao vídeo do link (https://youtu.be/243eglR3QUE), agora de acordo as informações responda:

a) Cite os principais artistas do Renascimento.

b) Quais foram as fases do Renascimento?

Cultura renascentista

Destacamos cinco características marcantes da cultura renascentista:

Racionalismo - a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência.

Cientificismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.

Individualismo - o ser humano buscava afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.

Antropocentrismo - colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo. Diferente da ideia teocêntrica (segundo a qual a vida deveria ser guiada pela crença na vontade de Deus, que era considerado o centro do Universo).

Classicismo - os artistas buscam sua inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana para fazer suas obras.

Humanismo

Característica que se destacou nas obras renascentistas, o humanismo desenvolveu o espírito crítico do ser humano. O homem passou a ser colocado no centro do mundo. Nesse sentido, a visão teocêntrica foi deixada de lado e passou-se a adotar a visão antropocêntrica.

O humanismo surgiu como tese para a valorização do ser humano. Nas obras renascentistas, essa característica se fez presente na filosofia - onde se desenvolveu o espírito crítico do ser humano -, e nas artes, com a reprodução de situações do cotidiano e na fiel representação dos traços e formas humanas.