História- Prof. Itamar (15 a 30-04-2021)Tema: Surgimento dos seres humano

16/04/2021

Olá! tudo bem? Sejam bem vindos a mais uma semana de atividades, essa semana iremos estudar Como surgiu os seres humanos

Gabarito da atividade semana  01 a 15-04-2021

Questão n º 1- História e a ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.

Questão nº 2- A história não é feita apenas pelos grandes personagens, mas por todos nós; isto é por pessoas como eu e você.


Questão nº 3- D

4--De acordo a discussão em sala de aula, divida os itens abaixo em fonte material ou imaterial. Escreva "material" ou "imaterial" na frente de cada uma das palavras:

Brinquedos -  Material

Memórias -Imaterial

Canções -Imaterial

Brincadeiras -imaterial

Roupas -Material

Fotografias -Material

Conhecimento -imaterial

Livros -Material

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                      I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 5º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                     15 a 30-04-2021 / ATIVIDADE Nº 4

Habilidades:

A) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade;

B) Conhecer as teorias sobre a origem do homem.

SURGIMENTO DOS SERES HUMANOS

Assim como o povo Pataxó, a maioria das sociedades humanas, do passado ou do presente, tem seu mito fundador sobre a origem do mundo e dos seres humanos. Essas narrativas passaram de geração a geração por meio de transmissão oral, e algumas delas foram registradas por escrito. Nos dão informações valiosas sobre a forma como diferentes culturas concebem o mundo.

Durante a maior parte da história humana, as explicações sobre a origem da vida na Terra estiveram ligadas à religião. Em muitas há a presença de um deus superior e eterno, responsável único pela criação de tudo o que existe. A linha de pensamento que se apoia nessa ideia é chamada de criacionismo.

O criacionismo hoje tem várias correntes, desde aquelas que defendem a narrativa bíblica como está apresentada até as que procuram combinar o princípio da criação com explicações não religiosas.

A teoria evolucionista

A questão sobre a origem dos seres humanos também motivou intensas pesquisas científicas, que levaram os estudiosos a elaborar teorias que explicassem a origem da vida na Terra. Atualmente, o evolucionismo é a teoria aceita pela ciência para explicar como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. As bases dessa teoria foram criadas pelos naturalistas ingleses Charles Darwin e Alfred Wallace. Em 1859, Darwin publicou o livro A origem das espécies.

ATENÇÃO!

A origem do gênero Homo é um dos grandes mistérios da evolução humana. Até recentemente, suspeitava-se de que ele tivesse surgido na África Oriental. Contudo, a descoberta em 2008, na África do Sul, do fóssil de uma espécie nomeada de Australopithecus sediba sugere, para alguns cientistas, que este poderia ser o ancestral do gênero Homo.

O gênero Homo

A extinção da maioria dos australopitecos possibilitou o surgimento de uma nova linhagem.

O gênero Homo se destaca pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência. Além disso, apresentava adaptações evolutivas, como o bipedalismo.

Homo habilis: Atualmente, com o estudo dos fósseis, o mais aceito é considerá-lo como australopiteco, sendo Australopithecus habilis. A espécie viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de anos atrás.

Homo erectus: Essa espécie se destacou pela fabricação de instrumentos e utensílios de pedra, madeira, pele e ossos. O grupo saiu da África e alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania.

Homo ergaster: Seria uma sub-espécie do H. erectus que teria migrado para a Europa e parte da Ásia, onde deu origem a várias linhagens, uma delas o Homo neanderthalensis.

Homo neanderthalensis: Conhecido por neandertais, tinham o corpo adaptado ao frio, ausência de queixo, testa baixa, pernas arqueadas e cérebro maior do que os dos seres humanos atuais.

Os neandertais apresentavam comunicação verbal rudimentar, organização social e sepultamento de mortos.

O homem moderno

O Homo sapiens sapiens é a denominação científica do homem moderno, sendo uma subespécie do Homo sapiens. A principal característica do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, é o cérebro bem desenvolvido. Além disso, observa-se a capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso.

1)Quais as teorias e suas explicações, que contam sobre a origem do ser humano na Terra.

2)Em oposição ao criacionismo, a_________________ parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace. Assinale a alternativa correta:

a.(   ) teoria evolucionista

b.(   ) teoria darwinística

c.(   ) teoria wallaciana

d.(   ) teoria criacionista

3-Tente lembrar e responda. Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) transumância.
e) sedentarismo.