História -Prof.Itamar (21-06 a 05-07-2021)

21/06/2021

Olá gente! tudo bem? estamos no II Bimestre/ 2021. Logo estaremos justos novamente ok? Nosso tema será: O povo hebreu

Gabarito da atividade referente a 07-06

Questão 1-Na Grécia Antiga, as principais cidades- estado foram

d) Atenas e Esparta

Questão 2 -Preencha a lacuna: A __________ foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga.

b) democracia

Questão 3-Sobre a pólis grega é correto afirmar

a) Representavam as cidades- estado da Grécia Antiga.

Questão 4-Assiste ao vídeo no link (https://youtu.be/K6zaPDNAhqM) depois responda a questão abaixo.

a) Qual dos deuses gregos era considerado deus do sol, das artes e da justiça?

R-APOLO

b) É certo dizer, que os deuses gregos sentiam sentimentos semelhantes ao dos humanos? Justifique.

RESPOSTA PESSOAL.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                              II- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: __________________________________________ 5º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                            Período: 21-06 a 05-07-2021

Habilidade - Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

O povo hebreu

O povo hebreu, ou hebraico, também conhecidos como israelitas ou judeus, faz parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade - a civilização hebraica.

Origem

Esse povo que inicialmente vivia na Mesopotâmia, era um povo nômade e vivia em busca de solo favorável para a criação do seu gado. Por volta de 2000 a.C. foram para a Palestina, atual Israel, por orientação de Abraão, em busca da Terra prometida - Canaã.

Anos depois, em decorrência da seca que atingiu a Palestina, os hebreus foram para o Egito, onde, passado algum tempo, começaram a ser escravizados, sendo libertados da escravidão por Moisés no conhecido episódio bíblico da travessia do Mar Vermelho em que se Moisés abre uma passagem e divide o mar para que os hebreus fujam de regresso à Palestina.

No Antigo Testamento da Bíblia, há muitos relatos sobre esse povo da Antiguidade, de origem semita. Veja o trecho do Livro de Êxodo sobre a travessia:

"Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar
." (Êxodo 14:21-23).

Economia

Enquanto dedicavam-se à pecuária, o povo hebreu era um povo nômade, mas de regresso à Palestina passou a se dedicar à agricultura, ao artesanato e ao comércio, se tornando, assim, um povo sedentário.

Religião

Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

Sociedade

A governação do povo hebreu passou por três períodos: patriarcas, seguidamente, juízes e, finalmente, reis.

Patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó
Juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel
Reis: Saul, Davi e Salomão

Após a morte do rei Salomão, e na sequência da revolta do povo contra a desigualdade social oriunda do pagamento de altos impostos, a Palestina foi dividida em dois reinos, formadas por 10 tribos de Israel e por 2 tribos de Judá. Anos mais tarde, os reinos foram conquistados pelos assírios e pelos babilônios, respetivamente. Data dessa altura o Cativeiro da Babilônia. Séculos depois Jerusalém é destruída e os judeus são obrigados a dispersar-se. É a conhecida Diáspora Judaica.

Herança cultural

Visto que o cristianismo tem origem na religião judaica, a civilização hebraica influenciou largamente a civilização contemporânea. Os hebreus construíram grandes palácios e templos, o maior deles foi o Templo de Jerusalém, que foi destruído pelos romanos, dele sobrando apenas um muro, o qual atualmente é conhecido como o Muro das Lamentações que compõe o Patrimônio Mundial da Humanidade.

Atividade

Para complementar teus conhecimentos, segue o link do vídeo ( https://youtu.be/2lnJorVyvCM) agora responda as questões abaixo.

1 - Relacione a coluna II, que apresenta afirmações relativas a povos da Antiguidade, com a coluna I, que identifica os mesmos.

COLUNA I

( 1 ) Fenícios ( 2 ) Hebreus ( 3 ) Persas

COLUNA II

(   ) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.

(   ) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.

(   ) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.

(   ) Seu principal profeta foi Zaratustra.

(   ) Tinham como objetivo acabar com as guerras através da conquista de todos os povos.

(   ) Eram grandes construtores de barcos

(   ) Tinham como deus Jeová

(   ) Seus eventos religiosos eram realizados nas Sinagogas

2-Relacione as colunas: (1) Êxodo ( ) Dispersão dos hebreus pelo mundo.

(2) Cisma     (   ) Saída dos Hebreus do Egito.

(3) Diáspora (   ) Separação das tribos hebraicas.

(4) Torá         (   ) Livro Sagrado dos Hebreus

3-Quantos aos hebreus, é correta a afirmação que:

a) foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.

b) sua religião sempre foi politeísta.

c) durante toda a sua história tiveram uma religião monoteísta.

d) foram um dos únicos povos da chamada Antiguidade Oriental que, durante a maior parte de sua história, teve uma religião monoteísta.

e) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.