História - Prof. Itamar (21-06 a 05-07-2021

21/06/2021

Olá gente! tudo bem? estamos no II Bimestre/ 2021. Logo estaremos justos novamente ok? O nosso tema será: A Primeira Guerra Mundial

GABARITO DA ATIVIDADE REFERENTE A SEMANA 07 A 20-06


1-Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

d) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado

2-Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas se dirigiu à população através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo".

Este discurso inaugura o período chamado:

a) Estado Novo

3-Assiste ao vídeo no link (https://youtu.be/ai35PUo0Pak), após, responda a questão abaixo.

Explique o que foi:

a) O Plano Cohen? R- O Plano Cohen foi uma suposta tentativa de tomada do poder por parte dos comunistas, em 1937.

b) O DIP? R- Foi um instrumento de censura e propaganda do Estado Novo.

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                               II- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: __________________________________________ 8º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                            Período:    21-06 a 05 07-2021

Habilidade- Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Primeira Guerra Mundial

Onde ocorreu a Primeira Guerra Mundial? Os combates da Primeira Guerra Mundial, em sua maioria, aconteceram no continente europeu. Na Europa, destacaram-se a Frente Ocidental, em que os alemães lutaram contra franceses e britânicos, e a Frente Oriental, em que os alemães lutaram contra sérvios e russos. Durante a guerra, houve também batalhas no Oriente Médio, isto é, nas regiões que estavam sob domínio do Império Otomano.

Fases da Primeira Guerra

Utilizando a classificação do estudioso Luiz de Alencar Araripe, a Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em duas grandes fases1. A primeira fase ficou conhecida como Guerra de Movimento e aconteceu entre agosto e novembro de 1914. A segunda fase ficou conhecida como Guerra de Trincheiras e ocorreu entre 1915 e 1918.

Causas

As causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas e envolvem uma série de acontecimentos não resolvidos que se arrastavam desde o século XIX: rivalidades econômicas, tensões nacionalistas, alianças militares etc. De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:

 disputas imperialistas;

 nacionalismos;

 alianças militares;

 corrida armamentista.

Países envolvidos

Como mencionado no texto, os dois grupos que lutaram entre si na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidos como Tríplice Aliança (as principais forças eram a Alemanha, Áustria- Hungria, Império Otomano e Itália) e Tríplice Entente (as principais forças eram a Rússia, Grã-Bretanha e França). No caso da Itália, o país fazia parte da Tríplice Aliança, mas recusou-se a participar da guerra quando ela se iniciou. Em 1915, a Itália aderiu à Tríplice Entente. Naturalmente, a Primeira Guerra Mundial não se resumiu ao envolvimento desses países, pois diversas outras nações envolveram-se no conflito. No lado da Entente, países como Grécia, Estados Unidos, Canadá, Japão e até mesmo o Brasil entraram no confronto. No lado da Tríplice Aliança, houve a participação da Bulgária e de outros povos e Estados clientes, como o Sultanato de Darfur.

Consequências

As consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial foram evidentemente as baixas humanas. O conflito fez mais de 8 milhões de mortos (1,9 milhões na Alemanha, 1,7 milhões

na Rússia, 1,4 milhões na França, 1 milhão na Áustria-Hungria e 760 mil na Inglaterra), 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos.

Para complementar seu estudo. Assiste também o vídeo do link (https://youtu.be/6P89N-WrnLk).

Após o ler texto e assistir ao vídeo, responda:

1-Qual foi a justificativa construída pelas potências europeias para invadir nações africanas e asiáticas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) À formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.

b) Às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.

c) Ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

d) Às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia- Herzegovina.

e) Ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

3-À noite, arrastando-se pela cratera de projétil e enchendo-a, a lama observa, como um enorme polvo. Chega à vítima. Deita-lhe a sua baba venenosa, cega-a, aperta o círculo à volta dela, enterra-a. Mais um disparo, mais um que se foi... os homens morrem da lama, como morrem de balas, mas é mais horrível. A lama é onde os homens se afundam e - o que é pior - onde afundam suas almas. A lama esconde os galões das divisas, há apenas pobres bestas que sofrem. Vejam, ali, manchas vermelhas num mar de lama - sangue de um homem ferido. O inferno não é o fogo, isso não seria o máximo do sofrimento. O inferno é a lama! (Martin Gilbert. A Primeira Guerra Mundial)

O texto, escrito por soldados franceses, testemunho do que ocorria em 1917, é uma perfeita descrição da:

a) Guerra de movimento;

b) Blitzkrieg;

c) Guerra de trincheiras;

d) Guerra de mentira;

e) Guerra suja.