História-Prof. Itamar D. (20-05 a 07-06)

20/05/2021

Olá gente! tudo bem? estamos começando o II Bimestre/ 2021. Logo estaremos justos novamente ok? Vamos começar com o tema: A chegada dos seres humanos na América

GABARITO DA ATIVIDADE POSTADA NA SEMANA 15-04.

1)Quais as teorias e suas explicações, que contam sobre a origem do ser humano na Terra.

R- Teoria do Criacionismo- Defende que tudo foi criado por. Evolucionismo defende que tudo é fruto da evolução.

2)Em oposição ao criacionismo, a_________________ parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace. Assinale a alternativa correta:

a.(   ) teoria evolucionista

b.( x) teoria darwinística

c.(   ) teoria wallaciana

d.(  ) teoria criacionista

3-Tente lembrar e responda. Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a (    ) pendularismo.
b ( x ) nomadismo.
c (    ) êxodo rural.
d (    ) transumância.
e (    ) sedentarismo.

EMEF "DARCY RIBEIRO" I- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 5º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                   20-05 a 07-06-2021

HABILIDADES:

Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano;

Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano

                                                A CHEGADA DOS SERES HUMANOS À AMÉRICA


Alguns estudiosos acreditam que as terras americanas começaram a ser povoadas há 12 mil anos, quando os primeiros grupos humanos, vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering, entre a Sibéria (na atual Rússia) e o Alasca (nos Estados Unidos). Essa travessia teria ocorrido na última glaciação, período em que o Estreito de Bering estava coberto de gelo, unindo o continente americano e o asiático. Os grupos humanos que chegaram à América por esse caminho fizeram o trajeto a pé, provavelmente perseguindo grandes animais.

Os cientistas que defendem essa explicação acreditam ainda que esses migrantes pré-históricos teriam características físicas de populações mongoloides, como grande parte dos japoneses, chineses, mongóis, coreanos e outras populações que habitam principalmente o nordeste da Ásia atualmente. A hipótese de que a maioria dos povos ameríndios se originou a partir dessa onda migratória fundamenta-se na existência de uma grande quantidade de sítios arqueológicos, datados de 12 mil a 10 mil anos atrás e espalhados por toda a América. Entre eles está o sítio arqueológico de Clóvis, situado no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

O sítio de Clóvis ganhou destaque a partir da década de 1930 com a descoberta, na região, de artefatos feitos de pedra, além de ossos de mamutes e bisões, datados de 11 500 anos atrás. Entre os artefatos encontrados destacam-se as pontas de flecha, que seriam um indício da importância da caça para a sobrevivência dos moradores. Os artefatos de Clóvis apresentavam técnicas e formatos muito semelhantes, o que sugere que os habitantes da região seriam originários de uma mesma cultura. Por essa razão, o modo de vida daqueles moradores foi chamado de cultura Clóvis.

Outros percursos: Nas últimas décadas, várias descobertas indicam que a presença humana na América pode ser muito anterior à cultura Clóvis. Por exemplo, nos sítios arqueológicos de Piedra Museo e Los Toldos, na Argentina, e de Debra L. Friedkin, no Texas, nos Estados Unidos, há indícios da presença humana com 13 mil a 15 mil anos de idade. Artefatos de pedra e restos de alimentos encontrados em Monte Verde, no sul do Chile, foram datados em 13 500 anos atrás. Por sua localização, na parte meridional da América do Sul, os achados de Monte Verde sugerem ainda que o povoamento do sul do continente pode ter sido anterior ao da parte norte.

Para muitos estudiosos, essas descobertas indicariam que, além dos grupos que teriam chegado ao continente por via do Estreito Bering, pode ter havido outras ondas migratórias de seres humanos que teriam chegado à América por via marítima navegando pelo Oceano Pacífico e pelo Atlântico.

                                                                        EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1-Existem defensores da hipótese do homem ter chegado à América em pequenas embarcações, navegando pelo Oceano Pacífico. Partindo dessa ideia, assinale a alternativa que corresponderia ao local de partida desses grupos humanos para o Oceano Pacífico, chegando à América do Sul.

(A) Partiram da Ásia e do Estreito de Bering.

(B) Partiram da Polinésia e da Oceania.

(C) Partiram da África e da Ásia.

(D) Partiram da Europa e da Ásia.

2-Leia atentamente estas informações e, depois, complete as lacunas com os séculos ou o ano.

(A) Em 1315, no século ____________, por ordens do Rei Edward II da Inglaterra, os cidadãos não poderiam mais jogar futebol. E, em 1572, no século ____________, a rainha Elizabeth I da Inglaterra promulgou leis que podiam sentenciar qualquer pessoa que estivesse jogando bola a ir para a cadeia ou passar uma semana seguida de penitência em uma igreja por causa da violência do futebol.

(B) A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha, em 1413, no século ____________. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, no século ______________.

3-Leia o trecho a seguir, retirado do livro O que é História?, da historiadora e professora Vavy Pacheco Borges.

"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História. Quem olhar para trás, na história de sua vida compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente, isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebem as mudanças."

Julgue as seguintes afirmativas, referentes ao estudo da História em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( A ) A História é a ciência, produzida pelos historiadores, que estuda as sociedades através do tempo.

( B ) A História estuda o passado e facilita a compreensão do presente. Conhecemos, por exemplo, as origens dos problemas atuais.

( C ) A História é construída somente a partir dos feitos de grandes heróis, reis e homens considerados poderosos e importantes.

( D ) A História é a ciência que estuda as informações do passado, sem relacioná-las com o presente.