HISTÓRIA-Prof. Itamar D. (20-05 a 07-06-2021)

21/05/2021

Olá! tudo bem?  estamos começando o II Bimestre/ 2021. Nosso tema será: Revolução Industrial no Brasil

GABARITO RELATIVO A SEMANA 15-04.

Exercício

1- Assiste ao vídeo do link

(https://youtu.be/qpxaj1XEPko), após responda as questões propostas.

2-Por que a política de cercamentos foi importante para a modernização da agricultura inglesa?

R- Foi importante no processo de aperfeiçoamento de produção e futuramente de técnicas de agricultura.

3-Como a relação entre o campo e a cidade se estabeleceu nesse período? Explique.

R- Na Revolução Industrial aconteceu o fenômeno conhecido como êxodo rural, as pessoas abandonavam o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades, pois nesta época os centros urbanos passaram a ser o centro econômico e assim as cidades foram se desenvolvendo e crescendo

4- O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a (    ) Alemanha
b (    )Holanda
c (     ) Itália
d ( x  ) Inglaterra
e (     ) Espanha

EMEF "DARCY RIBEIRO"                                                                         II- BIMESTRE / História- EJA

Aluno: ______________________________________________ 7º Série/2021

Prof. Itamar Dias                                                                                      Período: 20-04 a 07-06-2021

Habilidades:

a) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

b) Identificar as particularidades político-sociais do Brasil

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A mecanização da indústria

ATENÇÃO! Automóvel, lâmpada, plástico, computador, televisão, geladeira... Você sabe dizer o que todos esses produtos têm em comum? Há, pelo menos, duas características: todos são produzidos por processos industriais e todos são mercadorias, ou seja, foram produzidos para ser comercializados.

O surgimento das indústrias ocasionou uma das maiores transformações socioeconômicas

da história, modificando profundamente, e em escala mundial, o ambiente e as relações de produção, os hábitos de consumo e a organização do trabalho. Esse processo iniciou-se com a Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra em meados do século XVIII, e tem reflexos até os dias de hoje, na sociedade globalizada.

A mecanização

Na segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, a manufatura foi substituída pela maquinofatura. Os motores a vapor, aperfeiçoados por James Watt em 1769, começaram a mover as máquinas, aumentando a velocidade da produção e a qualidade dos produtos. As principais tarefas do trabalhador passaram a ser alimentar

a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção. A busca do lucro tornou-se mais intensa com o surgimento das fábricas.

A concorrência levou os industriais a investir na melhoria técnica da produção e no uso de novas fontes de energia. O tear mecânico (1785) deu início à mecanização da tecelagem e à aplicação do motor a vapor

na indústria têxtil. A invenção do barco a vapor (1787) e a inauguração da primeira ferrovia (1825) possibilitaram o transporte de um volume maior de mercadorias.

O avanço tecnológico acelerou o ritmo da vida e do trabalho, que deixou de ser determinado pelo tempo da natureza e do corpo e passou a acompanhar o tempo da máquina. O trabalho do ser humano tornou-se dependente da tecnologia industrial, e a eficiência passou a ser medida pelo menor tempo gasto na produção. Em outras palavras, o tempo passou a valer dinheiro.

UMA NOVA SOCIEDADE

Além das mudanças no ritmo do trabalho e do cotidiano, na mentalidade e nos valores, uma das transformações mais importantes produzidas pela indústria foi a configuração de uma nova sociedade, com a consolidação de duas classes sociais antagônicas:

burguesia: classe social formada pelos proprietários das fábricas, das máquinas, dos bancos, do comércio, das redes de transporte e das empresas agrícolas.

proletariado: classe social composta do operariado, que vive do salário que recebe.

o filósofo alemão Friedrich Engels:

A Revolução Industrial

Revolução Industrial no Brasil

A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária.

Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista.

Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.

Fases da industrialização brasileira

1ª fase: período colonial-Durante o período colonial, a metrópole portuguesa proibia a manufatura, pois os produtos iriam concorrer com os do reino e, com o fortalecimento da economia, a colônia poderia se tornar independente, o que não interessava a Portugal.

2ª fase: primeiras fábricas no Brasil- Em 1808, com a vinda da família real para o Brasil, o Príncipe-regente D. João tomou algumas medidas que favoreceram o desenvolvimento industrial, entre elas:

  • extinção da lei que proibia a instalação de indústrias de tecidos na colônia;
  • liberação da importação de matéria prima para abastecer as fábricas, sem a cobrança da taxa de importação.

Essas medidas não surtiram o efeito esperado, pois o mercado interno ainda era pequeno. A maior parte da população era escravizada e não poderia comprar estes artigos.

Industrialização no Segundo Reinado-Durante o Segundo Reinado, a principal atividade econômica no Brasil era a cafeicultura. Ao longo do século XIX, estados e governos estavam ligados à produção de café, de onde provinha a riqueza e o poder.

Apesar da elite cafeicultora não se interessar pela atividade industrial, surgem as primeiras fábricas no Brasil. Estas se dedicam a produzir produtos de consumo doméstico como tecidos, ferramentas e velas.

Com a Tarifa Alves Branco, em 1844, aumentam-se as taxas alfandegárias que os produtos importados deveriam pagar. Com isso, surge um ambiente favorável para o surgimento das primeiras manufaturas e produzir aqui ficaria mais barato.

Nesta época, se destacam as atividades empreendedoras do barão de Mauá que investiu em ferrovias, estaleiros, iluminação pública, bancos, etc.

Ao mesmo tempo, o País começa a receber as novidades tecnológicas como a eletricidade, o bonde de tração animal e o telefone.

                                                                  EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

Leia as informações a seguir:

1- Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: "O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora".

Disponível em: https://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx. Acesso em: 29 out. 2012.(Adaptado).

A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

a(    ) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b(    ) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c(    ) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d(    ) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e(    ) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

2-A industrialização das cidades altera a paisagem. Dentre os problemas que surgem podemos mencionar:

a(    ) Fuga de mão de obra
b(    ) escassez de alimentos
c(    ) poluição
d(    ) concentração de renda

3- Observe atentamente a imagem abaixo:

a)-De acordo o que tens aprendido, responda: Qual classe a imagem está retratando? Justifique.

R-_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Por que o autor usou a expressão historicamente tardia ou retardatária, ao se referir ao processo industrial no Brasil?

R-__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________