História - Revoltas Republicanas - SEmana 16/04 à 30/04 9º A,B,C,D - Professora Tânia Rochele

15/04/2021

SEMANA 16/04 A 30/04 

REVOLTAS REPUBLICANAS

GABARITO ATIVIDADES 01 A 15/ abril

01- A representa a hegemonia de paulistas e dos mineiros na presidência da república, que ficou conhecida como política do café com leite que norteou a dinâmica sucessória na presidência da república, elegendo-se alternadamente paulistas (grandes produtores de café) e mineiros (grandes produtores de leite).

02- A charge da questão representa o "voto de cabresto". Diferente do atual texto constitucional, a Constituição de 1891 previa o voto aberto (não secreto), em que era possível ver em qual candidato o eleitor iria votar. Hoje o voto não é mais aberto, não há mais como saber em quem o eleitor votou, então é possível escolher de forma livre e direta o candidato preferido.

Porém, apesar da consolidação atual das instituições democráticas, ainda podemos identificar práticas análogas ao voto de cabresto da república dos coronéis.

Durante o período eleitoral candidatos utilizam diversos meios ilegais para manter o poder nas mãos de uma elite política local: entrega de cestas básicas, distribuição de material de construção, obras pela cidade às vésperas da eleição, distribuição de dentaduras e até mesmo por ameaças, é claro, a compra do voto.

A figura do coronel com seus jagunços hoje é trocada pela do político (profissão), muitos não querem perder a regalias que o poder público proporciona. Muda-se a figura (coronel, apesar de ainda termos as famílias regadas a esse perfil) e hoje temos as figuras do político (profissão). Se observarmos podemos identificar ainda pelo Brasil as grandes famílias de latifundiários que dominam na política por décadas.

GABARITO ATIVIDADES 15 A 26/MARÇO

01-Constituição é a lei máxima de um país, MAGNA CARTA, que traça os parâmetros do sistema jurídico e define os princípios e diretrizes que regem uma sociedade. A Constituição é também conhecida como a Lei Fundamental do Estado ou a lei que um povo impõe aos que o governam, para evitar o despotismo dos governantes.

02-C

03-C

04-A

05- PÁGINA 20 DO LIVRO DIDÁTICO

01- Segundo o texto, Campos Sales considerava que o sistema federativo deveria ser caracterizado pela chamada "política dos Estados", isto é, a política que fortaleceria os vínculos de harmonia entre os Estados e a União. O sistema federativo seria, portanto, caracterizado por uma espécie de dupla soberania.

02- Para Raymundo Fabro, a ascendência dos Estados levaria, na realidade, à hegemonia dos estados mais prósperos e poderosos e prejudicaria os estados menos econômico, como a Bahia e Pernambuco. Desse modo, o sistema federativo não garantiria a autonomia dos Estados nem o equilíbrio das forças regionais.

03- Opinião pessoal.

Página 26 do livro didático

01- A) Os militares, fortalecidos após a Guerra do Paraguai, reivindicavam maior participação política.

b) Buscando recuperar o poder perdido com a submissão à Coroa brasileira, por meio do padroado, os bispos exigiram que os fiéis e os cléricos que fossem maçons abandonassem essa prática. Isso gerou, um dilema, já que a maior parte da elite era católico e maçônica. Contudo, o imperador autorizou que as ordens do papa fossem ignoradas e mandou prender dois bispos que insistiram em segui-las.

c) Os cafeicultores do Oeste Paulista passaram a defender a república federativa, pois assim cada província poderia assegurar mais autonomia política e financeira.

d) A abolição da escravidão trouxe descontentamento aos fazendeiros de café do Vale do Paraíba, já que esses eram dependentes do trabalho escravo.

2-a) Expressa o controle político da república pelos grandes proprietários de terras.

b) Arranjo entre determinados grupos das oligarquias estaduais, garantidas no poder, e a governabilidade do governo federal.

c) Pacto que, em grande parte da Primeira República, as elites de São Paulo e Minas Gerais estabeleceram para se manter no poder.

d) Sistema marcado pela presença de um chefe político local que controlava os eleitores, muitas vezes por meio da força.

Bom dia!!!!!!

Como vocês estão??? Espero que todos estejam bem e se cuidando.

Vocês prestaram atenção nas imagens acima?????

Já ouviram falar das revoltas citadas? Bem se não ouviram preparem-se para viver os Revoltas do período republicano. Teve cangaceiros, briga de vacina (epa!!!!!! Será que tinha covid???), messianismo, chibata.

Nada de especulações e devaneios e vamos realmente aos fatos. Para entender leiam as páginas do livro didático 21 a 25 e 32 a 33.

Copiem as atividades e respondam no caderno.

01-Sobre a Revolta de Canudos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O seu principal líder foi Antônio Conselheiro.

b) Os sertanejos de Canudos lutavam contra a injustiça e a miséria persistente na região.

c) Caracterizou-se como um movimento de caráter messiânico.

d) A Guerra de Canudos foi tema do livro "Os Sertões", do escritor Euclides da Cunha.

e) Os revoltosos de Canudos receberam apoio incondicional dos coronéis da região

02-

Mais comum do que muita gente imagina, os movimentos messiânicos eram bem comuns no Brasil durante a primeira metade do século XX. Além de Canudos, surgiram várias revoltas envolvendo seguidores de algum "messias" nesse período.

Esses movimentos messiânicos surgiram devido

a) a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.

b) unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável a que estava submetido.

c) ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse, conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.

d) ao temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se à vida de peregrinações e orações para salvação da alma.

03- A República Velha foi marcada por revoltas no campo e na cidade que representaram a insatisfação popular com o governo. São exemplos de Movimentos Rurais ocorridos durante a fase da República Oligárquica:

a)Revolta da Chibata e Cangaço;

b)Guerra de Canudos e Revoltas Tenentistas;

c)Guerra do Contestado e Revolta da Vacina;

d)Guerra de Canudos e Cangaço

04-Leia os textos abaixo

TEXTO 1 - A discussão atual acerca da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 remete-nos à famosa Revolta da Vacina, que aconteceu bem nos primórdios do século 20, em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. O nosso ministro da Saúde era ninguém menos do que Oswaldo Cruz, o maior médico sanitarista brasileiro. Naquele contexto, Oswaldo Cruz entendia que o objetivo de imunização da população deveria ser alcançado a todo custo. Prestigiado pelo presidente e no afã de erradicar a varíola do Brasil, cometeu talvez o único grande erro da sua brilhante carreira: passou a vacinar a população na marra, sem dó, nem piedade. Sem uma campanha de conscientização prévia. https://www.conjur.com.br/2021-fev-09/jose-soares-covid-19-revolta-vacina

TEXTO 2- O Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval hoje (17) para que os governos locais possam estabelecer medidas para vacinação compulsória da população contra a covid-19. Conforme o entendimento, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem estabelecer medidas legais pela obrigatoriedade, mas não podem determinar a vacinação forçada.

[...]Com a decisão, nenhuma lei poderá prever que o cidadão seja levado à força para tomar a vacina, mas a eventual norma poderá prever a restrição de direitos pela falta de comprovação da vacinação, como deixar de receber um benefício, ser proibido de entrar em algum lugar ou ser impedido de realizar matricula escolar na rede pública de ensino.

No mesmo julgamento, a Corte decidiu que pais ou responsáveis de crianças e adolescentes também são obrigados a vacinarem seus filhos. https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-12/stf-decide-que-vacinacao-contra-covid-19-podera-ser-obrigatorian

E para você a vacinação deveria ser obrigatória? Justifique sua resposta.

E sobre as restrições de direito pela falta de comprovação da vacina, qual a sua opinião sobre isso?

Veja os vídeos!!!!!!!

Revolta da Vacina https://www.youtube.com/watch?v=6i6v9f_aWjg 

Guerra de Canudos https://www.youtube.com/watch?v=UCicCcFJPns 

Revolta da Chibata https://www.youtube.com/watch?v=rtfeS0WSXhY 

Guerra Contestado https://www.youtube.com/watch?v=VGTeSeft-2Y&t=81s 

Ótimo estudo para vocês!!!!