Português - 8º ano - Professora: Francyne Auatt. Atividade da semana de 01/04/21 a 16/04/21 .

31/03/2021



Roteiro de aula:

1- Veremos alguns memes que rolam na internet;

2- Falaremos um pouco sobre o discurso de ódio na internet;

3- Faremos alguns exercícios sobre o discurso de ódio usando as charges;

4- Faremos exercícios sobre o texto do livro - gênero textual da reportagem (páginas 18 a 24: leia o texto do livro e responda às questões que estão neste documento).

Conforme falamos na última aula, o meme é uma ideia que é espalhada na internet rapidamente, ou seja, atinge um número grande de pessoas em um curto período de tempo. O meme pode ser uma frase, link, vídeo, site e imagem; porém, o mais comum é o uso da imagem. Nas redes sociais, percebemos que o meme, quando é uma imagem, é criado a partir de uma situação real, mas que se muda os contextos ou falas. Assim, para a pessoa entender a brincadeira (o meme), é preciso que ela conheça aquela situação. Vejamos alguns exemplos:


Vejam que os memes são com personagens, pessoas e obras que já existem, mas que têm seus contextos ou falas alterados para fazer a brincadeira (o meme).

Atividade

1- Use a criatividade e faça seu próprio meme.

Dicas: Escolha um assunto relevante, selecione uma imagem legal e crie uma fala engraçada que combine com a imagem a qual você escolheu.



Texto I

Vocês já ouviram falar em discurso de ódio?

O discurso de ódio é uma forma de pensamento, fala e posicionamento social que incita à violência contra diferentes grupos da sociedade. Pode ser verbalizado ou escrito e sua intenção é discriminar as pessoas devido a suas diferenças, sejam de cor, etnia, religião, orientação sexual, deficiências, classe etc. O discurso de ódio tem por base o ódio em si ao diferente e todos os preconceitos e prejuízos que decorrem desse sentimento.

O discurso de ódio é uma ação discriminatória e pode estar relacionada também a intolerâncias de diversos tipos. A discriminação é a atitude de tratar as pessoas com desigualdade, enquanto a intolerância é o ato de não tolerar a existência do diferente, levando muitas vezes a atitudes de eugenia. A intolerância pode se manifestar no discurso de ódio. Este é considerado uma violência verbal e a base deste tipo de discurso é a não aceitação das diferenças entre as pessoas. Essas diferenças são consideradas elementos que distinguem os grupos sociais entre si e ainda conseguem identificar um grupo especifico, como a cultura, nacionalidade, religião etc.

Retirado e adaptado: https://www.infoescola.com/sociologia/discurso-de-odio/

Atividades - A partir do texto que você acabou de ler e das charges seguintes, responda às questões:

Aproveitando o assunto do mundo da internet, vamos falar um pouco sobre o discurso de ódio que, embora não aconteça apenas na internet, tem ganhado muito destaque e adeptos, já que é mais fácil se esconder na internet por meio de perfis falsos.

Texto II


Texto III

1- De acordo com o texto, o que é discurso de ódio?

2- Qual a diferença entre discurso de ódio e intolerância?

3- Cite um exemplo de intolerância ou discurso de ódio que ocorre muito atualmente.

4- Na sua concepção, discurso de ódio é sinônimo de liberdade de expressão?

5- Na primeira charge, é correto afirmar que o homem realmente está com um tumor no coração?

6- Pesquise o significado das palavras "fascistas" e "misógino".

7- Qual é a crítica da primeira charge?

8- Na segunda charge, descreva a situação em que os personagens aparecem.


Estamos vendo alguns gêneros textuais, então pedi para que vocês lessem na aula passada acerca do gênero textual da reportagem (livro páginas 18 a 24).

Lembrando que gênero textual é um conjunto de características que faz com que um texto se enquadre em um determinado gênero. Por exemplo, o que faz com que eu saiba que a charge é uma charge e não uma reportagem são as características dela. A charge é composta de imagem com pequenos textos escritos, sempre faz uma crítica e deve ser atual para permitir nosso entendimento. A partir dessas características, eu sei identificar uma charge de outros textos (gêneros textuais).

Agora a partir do texto do livro que vocês leram (páginas 18 a 24), respondam às perguntas:

1- Qual o objetivo dessa reportagem?

2- Quais são as ações promovidas pelo projeto Tamar?

3- Para você qual é a importância desse projeto para a natureza e para os seres humanos?

4- Você conhece algum projeto parecido em sua cidade? Qual?

5- De acordo com o gráfico, o número de tartarugas aumentou ou diminuiu com passar dos anos? Por quê?