Semana16 a 30/04 - Ciências - 6º anos/ Profª Gicela/ Branca - CONTEÚDO: RECICLAGEM

16/04/2021


RECICLAGEM

Que tal compreender melhor o que é a reciclagem? Nesse texto abordaremos esse importante processo, qual seu papel na preservação do meio ambiente e os tipos de reciclagem existentes. Falaremos ainda sobre as cores das lixeiras da coleta seletiva e como você pode ajudar na coleta adequada dos seus resíduos.

A reciclagem é um processo por meio do qual objetos já utilizados são transformados em matéria-prima para a criação de um novo produto. Na reciclagem, conseguimos reinserir um resíduo no ciclo produtivo, o que tem um impacto muito positivo no meio ambiente.

Importância da reciclagem

Como vimos, a reciclagem garante que resíduos sejam transformados em matéria-prima para a fabricação de um novo produto. Desse modo, o resíduo não será lançado no ambiente nem será necessário captar nova matéria-prima. Esse processo, portanto, garante a redução do lixo em nosso planeta e também uma diminuição da utilização dos recursos naturais, que muitas vezes não são renováveis. Além disso, devemos destacar a importância da reciclagem para a geração de empregos.

Tipos de reciclagem

Vários materiais podem ser reciclados, e as técnicas utilizadas para isso dependem do produto que será usado no processo. Os principais tipos de reciclagem são:

Reciclagem do papel: nesse processo são reciclados, por exemplo, jornais, revistas, caixas de papelão e embalagens de papel. Pode ser feita por processo industrial ou doméstico, por meio de processos que se baseiam na formação de uma pasta com o papel que será reciclado.

Reciclagem do plástico: nesse processo são reciclados, por exemplo, garrafas PET e embalagens plásticas. O plástico pode ser reciclado de três formas básicas: reciclagem mecânica, química e energética.

Reciclagem do metal: nesse processo são reciclados, por exemplo, latas de alumínio e de produtos alimentícios. O material será derretido.

Reciclagem do vidro: nesse processo são reciclados, por exemplo, potes de alimentos, garrafas e cacos de vidro. O vidro será submetido a altas temperaturas.

CURIOSIDADE: TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

Você já se perguntou qual o tempo de decomposição do lixo? Alguns materiais demoram poucos meses, mas outros demoram centenas de anos. Clique aqui e descubra o tempo de decomposição dos principais materiais no ambiente e entenda por que é tão importante dar o destino correto ao lixo.

O descarte inadequado do lixo é responsável por uma série de problemas ambientais graves. Os plásticos nos oceanos, por exemplo, matam milhões de animais anualmente. Além do descarte incorreto afetar os seres vivos de maneira imediata, não podemos esquecer dos problemas a longo prazo, uma vez que muitos produtos demoram vários anos para serem degradados. A seguir, falaremos a respeito do tempo que cada produto demora para se decompor.

Tempo de decomposição dos materiais no ambiente

Os diferentes materiais que compõem o lixo apresentam também diferentes tempos de decomposição. Alguns demoram meses para se decompor, enquanto outros levam centenas de anos. Veja a seguir uma tabela com o tempo de decomposição dos principais materiais encontrados no lixo:


O destino adequado do lixo

Como vimos, o tempo de decomposição de alguns produtos é de centenas de anos. Isso significa que o destino inadequado pode prejudicar diversas gerações e colocar em risco várias espécies de animais ao longo dos anos. Portanto, devemos repensar nossos hábitos e ter mais cuidado com nosso lixo.

Normalmente, define-se lixo como resíduo de nossas atividades que não possui mais nenhuma utilidade. Entretanto, devemos ficar atentos a esse tipo de pensamento, pois o que não tem utilidade pra mim pode ter utilidade para outra pessoa. Muitos produtos podem ser reaproveitados e doados. Como exemplo podemos citar roupas e livros, que podem ser doados quando em bom estado.

Além disso, muito do que compõe o nosso lixo pode ser transformado novamente em matéria-prima. Assim, é importante separar o lixo e garantir que os produtos que podem ser reciclados recebam esse destino.

CORES DA COLETA SELETIVA


Você já deve ter percebido lixeiras de cores diferentes nas ruas brasileiras ou em determinados locais. Essas cores representam o material que deve ser colocado em cada uma delas, garantindo, desse modo, a coleta seletiva e separando o que pode ser reciclado daquilo que não pode. As cores da coleta seletiva, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, são:

AZUL: papel/papelão

VERMELHO: plástico

VERDE: vidro

AMARELO: metal

PRETO: madeira

LARANJA: resíduos perigosos

BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

ROXO: resíduos radioativos

MARROM: resíduos orgânicos

CINZA: resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado não possível de separação.

A maioria das cidades já possui coleta seletiva. Entretanto, se na sua cidade não houver esse serviço, isso não deve ser motivo para deixar de fazer a separação do material que pode ser reciclado. Assim que realizar a separação, basta entrar em contato com a Cooperativa de Reciclagem ou Associação de catadores mais próxima de sua residência.

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

1- O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.

São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:

I. Aumentar a queima do lixo plástico.

II. Reduzir o cA água que consumimos não sai das nuvens direto para nossas casas. Antes de chegar à torneira, ela passa por uma limpeza que elimina sólidos, como folhas e pedras, e impurezas microscópicas, como vírus e bactérias causadores de doenças. onsumo de embalagens plásticas.

III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.

Estão corretas as iniciativas:

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

2- Em uma cesta de lixo foram encontrados alguns tipos de resíduos:

  • Casca de laranja.
  • Copo plástico.
  • Garrafa de vidro.
  • Latinha de refrigerante
  • Jornal.

Dentre todos aqueles que podem ser reciclados estão:

A) Casca de laranja, copo plástico, Garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal

B) Garrafa de vidro, latinha de refrigerante.

C) Copo plástico, garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal.

D) Jornal, copo plástico e casca de laranja.

3- Veja na tabela abaixo quanto tempo os materiais demoram para se decompor. (Use a tabela para responder as questões 3 e 4).

De acordo com a tabela é correto afirmar que:

A) o papel demora mais de um mês para se decompor.

B) o chiclete demora menos de 10 anos para se decompor.

C) o pneu tem prazo definido para se decompor.

D) as latas representam a metade do tempo de decomposição dos chicletes.

4- Dentre todos os materiais listados no quadro, os mais prejudiciais a natureza devido a tempo de decomposição seriam os seguintes produtos:

A) pneu, garrafa pet e vidro.

B) pneu, garrafa pet e tecido.

C) pneu, tecido e lata de alumínio.

D) garrafa pet, papel, couro.

5- Na reciclagem o lixo é separado em latas de diferentes cores. Relaciona o material a sua lata correspondente:

a) Metal

b) Papel

c) Vidro

d) Plástico

( ) azul

( ) verde

( ) amarelo

( ) vermelho

6- Marque V para Verdadeiro e F para Falso

( ) O lixo hospitalar pode ser jogado em qualquer lugar.

( ) Quando vamos comprar algum produto devemos dar preferência a produtos recicláveis.

( ) O vidro e os pneus se decompõe facilmente na natureza.

7- Leia o trecho abaixo e responda:

Atualmente, o lixo é problema mundial. Todos os dias acumulamos toneladas de lixo que são levados para aterros sanitários, mas o problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disso muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.

a) Por que é importante a reciclagem?

b) Por que o lixo é um problema mundial?

8- O que você faz ou poderia fazer para ajudar na reciclagem do lixo que produzimos?

Resposta pessoal.

" ESTUDE COM DEDICAÇÃO E NADA NO MUNDO PODERÁ AFASTAR VOCÊ DOS SEUS SONHOS ". (Autor desconhecido)

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES #CONTESEMPRECOMIGO