Semana 20/05 a 06/06 - Ciências - 6º anos/ Profª Gicela/ Branca - Conteúdo: Poluição e tratamento de água

20/05/2021

Olá meus queridos alunos, como estão? Espero que estejam bem! Saudades de todos vocês, logo, nos reencontraremos e iremos matar esta saudade que só tem aumentado. Um beijo bem carinhoso em cada um de vocês!

Correção das atividades anteriores  da SEMANA: 16 a 30/04 sobre Reciclagem· C

1- C

2- B

3- A

4- B, C, A, D

5- F, V, F

6- F, V, F

7- A) A reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas.

B) O problema é que o planeta já não suporta esta quantidade de detritos e além disso muitos materiais levam muito tempo para se decomporem.

8- Resposta pessoal.

Opções de respostas:

Planeje suas compras.

Opte pela produção caseira.

Prefira embalagens reutilizáveis e retornáveis.

Evite descartáveis

Reaproveite o lixo orgânico.

Compacte embalagens para descartá-las. 

E aí, foram bem em suas respostas? Espero e acredito que mandaram muuuuuito bem!

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 20/05 A 06/06

  • POLUIÇÃO DA ÁGUA

A água, considerada o solvente universal, é de extrema importância para a vida de todas as espécies, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores.

Porém, apesar de todos os aspectos benéficos proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela poluição das águas.

Quando um corpo-d'água recebe essas substâncias sem o devido tratamento, ocorre a alteração da composição química da água, fato que prejudica a sua qualidade. O lençol freático (água subterrânea) também é poluído, pois ocorre a infiltração dessa água contaminada.

O esgoto doméstico, composto basicamente de fezes humanas e restos de comidas, é rico em nitrogênio, causando a morte de várias espécies aquáticas. Outro aspecto negativo é que esse esgoto possui uma grande quantidade de bactérias que podem causar diversos tipos de doenças: diarreia, cólera, etc.

Uma forma de minimizar esse problema é através dos serviços de saneamento ambiental, que incluem a coleta e o tratamento de lixo e de esgoto. Porém, a ausência desse serviço é muito grande em vários países. No Brasil, por exemplo, mais da metade do esgoto é lançado em rios, lagos e no mar sem passar por um tratamento adequado.

Também é importante que haja fiscalização nas indústrias, redução na utilização de produtos químicos na mineração e na agricultura, além da conscientização da população para a importância de se preservar o bem natural mais precioso da vida, a água.

( Poluição da água causada pelo lançamento de efluentes sem tratamento)
( Poluição da água causada pelo lançamento de efluentes sem tratamento)
  • TRATAMENTO DA ÁGUA

A água que consumimos não sai das nuvens direto para nossas casas. Antes de chegar à torneira, ela passa por uma limpeza que elimina sólidos, como folhas e pedras, e impurezas microscópicas, como vírus e bactérias causadores de doenças.

Todavia, para que ela seja consumida por nós, é necessário que ela seja potável, isto é, apresente as seguintes características:

  • ausência de impurezas;
  • presença de sais minerais;
  • ausência de micro-organismos;
  • presença de flúor.

Um detalhe alarmante é que a água própria para consumo está se tornando um bem cada dia mais escasso. É muito comum vermos nos noticiários que várias regiões não estão tendo mais um fácil acesso a esse valioso recurso. Muitas vezes, as pessoas perguntam-se: por que falta água se temos tantos rios, represas, lagos etc.? A resposta é o baixo nível de consciência das pessoas, de uma forma geral, sobre a questão do desperdício e mau uso da água.

É importante saber também que, na verdade, a água de um rio, lago, represa, por exemplo, não pode ser utilizada por um ser humano para a ingestão (beber) porque pode apresentar diversos tipos de impurezas oriundas de ações humanas inconsequentes (resíduos industriais e esgoto). Assim, boa parte da água está poluída em maior ou menor grau.

Em virtude da poluição presente é que se faz necessário o tratamento da água antes de ela ser consumida pela população. Mas, afinal, você sabe como esse processo é realizado? Neste texto vamos aprender detalhadamente como ocorre o tratamento desse recurso.

O tratamento da água envolve diversas etapas. São elas:

Captação: Inicialmente a água é captada de um rio, lago ou represa, por exemplo, por meio de uma adutora (conjunto de tubos), que traz a água para um tanque na estação de tratamento. Ao chegar à estação de tratamento, a água passa por grandes grades, que impedem que materiais grandes continuem na água, como animais mortos.

Coagulação: A água que está armazenada no tanque recebe a adição de um sal chamado de sulfato de alumínio ou sulfato férrico. Esses compostos formam uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos (junção das impurezas na substância gelatinosa).

Floculação: Nessa etapa, a água é direcionada para outro tanque, onde será adicionado um polímero que favorecerá que os flocos formados na etapa de coagulação juntem-se e formem flocos ainda maiores e mais pesados.

Decantação: Após a floculação, a água é direcionada para um novo tanque, onde ela permanecerá em repouso para que os flocos formados sejam decantados para o fundo do tanque, haja vista que eles são mais densos que a água.

Filtração: após a decantação, a água atravessa um grande filtro formado por areia, carvão ativado e cascalho. Nessa etapa, as impurezas que não aderiram aos flocos ficam retidas no filtro, além de a água sofrer uma desodorização pela presença do carvão ativado.

Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população.

Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.

Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.

Armazenamento: Por fim, a água é armazenada em um reservatório e distribuída para as residências.

Uma estação de tratamento de água apresenta vários tanques para etapas específicas do processo de limpeza:

Estação de tratamento de água
Estação de tratamento de água

RESUMO DO TRATAMENTO DE ÁGUA:

Dicas de vídeo para complementar o seu estudo:

https://www.youtube.com/watch?v=YcLtPJBjdAc

https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI

https://www.youtube.com/watch?v=TeymO9Ik2Lc


Agora é com você!

Atividades de fixação sobre o assunto abordado acima.

1- Você tem a seguir, de forma desordenada ,as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:

Coluna I

A) cloração

B) decantação

C) floculação

D) filtração

E) captação

Coluna II

( ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.

( ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.

( ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.

( ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.

( ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água.

2- A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?

3-  O que é água potável?

4- Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?

5- Cite três fonte poluidoras da água.

6- Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis. Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

A) Coar cuidadosamente a água do rio.

B) Filtrar a água em filtro de barro.

C) Ferver ou adicionar cloro na água.

D) Deixar a água descansar antes de consumi-la.

7- Associe corretamente as colunas, colocando nos parênteses a letra que melhor representa o processo.

( A ) Bombeamento                (   ) Depósito de partículas no fundo do tanque

( B ) Floculação                      (   ) Areia grossa + areia fina + cascalho

( C ) Decantação                    (   ) Captação da água do rio

( D ) Filtração                          (   ) Morte de micróbios

( E ) Cloração                          (   )Sulfato de alumínio

8- Para matar os microorganismos existentes na água submetida a tratamento de

purificação utiliza-se:

A) flúor

B) cloro

C) magnésio

D) oxigênio

.

#CONTESEMPRECOMIGO #JUNTOSSOMOSMAISFORTES